segunda-feira, 4 de junho de 2012

OS GRANDES CLUBES DO RIO



Clubes do Rio firmam união por ações comerciais em evento no Maracanã

Presidentes de Bota, Fla, Flu e Vasco vêem marco no futebol carioca e listam pirataria, ingressos, licenciamentos e aumento de receitas como assuntos


O Maracanã foi palco de um encontro inédito entre os clubes grandes do Rio de Janeiro, no que diz respeito à união do ponto de vista comercial. Os presidentes de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco estiveram no estádio, no fim da manhã desta segunda-feira, para anunciar um novo movimento, denominado Cariocas. A ideia é fortalecer as receitas, lutar contra pirataria e unificar licenciamentos de produtos.

Projeto semelhante já foi implementado em São Paulo, pelos times locais, mas ainda sem atingir grandes objetivos e avanços, até então. Segundo o botafoguense Mauricio Assumpção, há iniciativas em curso desde que os dirigentes começaram a se reunir, semanalmente, há alguns meses. Existe um contrato, mas sem duração, e se ater a ele depende apenas da vontade de cada um, à medida que o tempo passar. Ou seja: o rompimento é livre a qualquer momento.

 (Foto: Cezar Loureiro / Agência Globo)
 presidentes Peter Siemsen Patricia Amorim Maurício Assumpção  Roberto Dinamite flamengo fluminense vasco botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agência Globo)Presidentes Peter Siemsen, Patricia Amorim, Maurício Assumpção Roberto Dinamite  em evento no Maracanã: ações comerciais são carro-chefe 


 
- É um dia importante para os presidentes dos grandes clubes cariocas, um verdadeiro marco. Fizemos questão de apresentar no Maracanã, em obras, para mostrar que também estamos refazendo uma relação importante. Teremos ações comerciais integradas como carro-chefe do movimento. Em várias situações, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco se pegaram isolados em negociações e entenderam que a união tornaria os clubes mais fortes. Temos diferenças que existem dentro de campo. O que é da instituição, do torcedor, da vibração das arquibancadas é bem-vindo, mas temos que pensar sempre em aumentar nossas receitas. Esse dia simboliza a nova integração entre os grandes clubes - afirmou Assumpção, destacando a participação da Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) e da empresa Golden Goal, da área de marketing esportivo, que foi procurada para alinhar o projeto.

Ao serem convocados a seus assentos, os presidentes estavam desfalcados: Roberto Dinamite se atrasou e foi representado pelo vice de finanças do Vasco, Nelson Rocha, por alguns minutos. Quando apareceu, por volta das 11h30m, foi exaltado pela rubro-negra Patricia Amorim, que tinha a palavra naquele instante, e ganhou um beijo carinhoso da rival.

 (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Patrícia Amorim Flamengo Movimento "Cariocas" (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
   Patrícia esteve em foco,  mas foi econômica e pouco falou

  
- Chegou... o mais charmoso! - comentou a mandatária rubro-negra, que deixou a cerimônia, escoltada, exatamente no momento em que as perguntas direcionadas sobre a parceria terminaram, evitando o assunto Ronaldinho Gaúcho.

Antes, o tricolor Peter Siemsen também alegara compromissos para se ausentar e colocar em seu lugar o vice de marketing Idel Halfen.

Durante o período em que estiveram à frente das câmeras, o grupo de trabalho reforçou que a aliança não representa um início de manobra política, que levaria a uma possível criação de Liga, algo que foi considerado por conta da controvérsia sobre o número de clubes no estadual. Além disso, foi descartada a união por uma renegociação dos contratos de TV e outros que já estejam em vigência e que englobem os quatro clubes em questão.

No caso da pirataria, já existe um delegado responsável por comandar as investigações, e pontos e datas gerais de combate estão surgindo. Há cerca de um mês, uma ação teve sucesso ao desvendar um local próximo ao Engenhão que mantinha produtos falsificados. Na ocasião, antes de um jogo entre Botafogo e Vitória, sete homens foram detidos. Trata-se da Delegacia de Repressão a Crimes contra Propriedade Imaterial (DRCPIM).

- A perda de receita é enorme. E fere a imagem do clube. Precisamos fazer valer esse projeto e reprimir os atos, além de conscientizar o público, mesmo que ache as camisas oficiais caras, que é errado participar da pirataria - disse Mauricio Assumpção, o cabeça deste lado da corrente.




Fonte:  GLOBOESPORTE.com
Por André Casado Rio de Janeiro

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