domingo, 29 de julho de 2012

DAIANE DOS SANTOS


Daiane dos Santos dá adeus à seleção em baixa, sem pompa ou anúncio oficial

                Flávio Florido/UOL
  • Daiane dos Santos em ação nas Olimpíadas; ginasta não foi mal, mas não fez o bastante para avançar
    Daiane dos Santos em ação nas Olimpíadas; ginasta não foi mal, mas não fez o bastante para avançar
Daiane dos Santos não disputará mais nenhuma competição pela seleção brasileira. A atleta que colocou o Brasil no mapa da ginástica mundial, primeira do país a ganhar um Mundial, abandonou a carreira internacional neste domingo. Com a eliminação em Londres, o adeus da ginasta gaúcha acontece com ela em baixa tecnicamente e sem pompa ou sequer anúncio oficial.


“Eu vou parar sim. Não tem nenhuma chance [de ir até 2016]. Eu vou até o fim do ano com o Pinheiros porque tenho contrato e tenho de cumprir, mas ano que vem eu colocar ‘desempregada’ no meu currículo”, disse a ginasta, após fazer suas apresentações na manhã deste domingo em Londres.

A única “festa” que teve foi das companheiras de seleção, que se abraçaram no ginásio depois que encerraram sua participação. O encontro, no entanto, não teve o tom de despedida que poderia, já que naquele momento a equipe e a própria Daiane não estavam oficialmente fora da competição.


Fonte:  Gustavo Franceschini
Do UOL, em Londres (Inglaterra)

O FLA PERDE MAIS UMA



Após derrota, Dorival fala em ‘hombridade’ para o Fla reagir


Técnico aprova boa atuação inicial, depois vê time se perder na derrota para o São Paulo. ‘Libertadores está longe da nossa realidade’, avisa



Com menos de uma semana de trabalho, o técnico Dorival Júnior praticamente não treinou o Flamengo para o duelo com o São Paulo, neste domingo, e viu o time ser goleado por 4 a 1 no Morumbi. Depois do jogo, o semblante do comandante era de preocupação. Dorival assumiu o cargo há menos de uma semana e mal teve tempo de armar a equipe, que não vence há quatro jogos no Campeonato Brasileiro.

O Flamengo estacionou nos 16 pontos na tabela, mais longe do G-4. Por isso, o técnico tratou de por os pés no chão. Título é utopia, por enquanto. Vaga na Libertadores também parece longe para Dorival Júnior, que usou um discurso motivador para tentar fazer os jogadores reagirem.

- Nesse momento, estamos distantes de tudo isso. Libertadores está longe da nossa realidade. O primeiro momento é de recuperação, de dar confiança para a equipe. Temos de buscar um equilíbrio, a equipe está abatida pelo momento vivido. Tem de ter hombridade e dignidade para poder trabalhar. Hombridade para reconhecer que estamos em uma situação ruim. Aí, coisas boas podem acontecer - afirmou o técnico.

Mesmo assim, Dorival elogiou a postura da equipe no primeiro tempo - ainda que o Fla não tenha dado um chute a gol sequer nos 45 minutos iniciais. Na visão do treinador, o gol de Maicon, que abriu o placar, mudou o panorama da partida.

- O jogo estava equilibrado, e no nosso melhor momento tomamos um gol. Foi uma falha de marcação coletiva. No segundo tempo, tivemos iniciativa, melhoramos o posicionamento, mas foi insuficiente para que pudéssemos desfazer o placar - lamentou Dorival.

Só agora, com uma semana livre, Dorival terá mais tempo para conhecer o elenco, que já se reapresenta nesta segunda-feira, no Ninho do Urubu. O técnico vai preparar a equipe para o duelo com o líder Atlético-MG, no próximo sábado, no Engenhão.

Dorival Júnior São Paulo Flamengo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Dorival observa: para técnico, jogo estava equilibrado até o 1 a 0(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
 
Fonte: Globoesporte.com
Por Diego Ribeiro São Paulo

sábado, 28 de julho de 2012

LONDRES 2012













Abertura das Olimpíadas - Londres 2012


Abertura das Olimpíadas (© Reuters)



Os Jogos Olímpicos de Londres foram oficialmente abertos em uma cerimônia de muito resgate cultura. Diante de 80 mil pessoas no Estádio Olímpico, a cerimônia teve numerosas referências à cultura britânica e shows de Paul McCartney e Arctic Monkeys, em 3h45min de duração. Os responsáveis por acender a pira olímpica foram vários jovens atletas, fechando a festa olímpica que teve Paul McCartney fechando o espetáculo ao som de "Hey Jude". 























Fonte:                                       





ESPORTES


















PRATA NA NATAÇÃO - LONDRES 2012

Thiago Pereira conquista a prata nos 400m medley; Lochte fica com o ouro




Thiago Pereira conquista a prata nos 400m medley; Lochte fica com o ouro

Londres, 28 jul (EFE).- Depois de duas tentativas frustradas em Atenas 2004 e Pequim 2008, o brasileiro Thiago Pereira finalmente conquistou uma medalha olímpica neste sábado, a prata nos 400 metros medley, ficando atrás apenas do americano Ryan Lochte.

Thiago completou a prova no Centro Aquático com o tempo de 4min08s86, contra 4min05s18 do nadador dos Estados Unidos. O bronze foi para o japonês Kozuke Hagino (4min08s94).

Conhecido como 'Mr. Pan' por ter 18 medalhas de Jogos Pan-Americanos em seu histórico, sendo 12 delas de ouro, o brasileiro chegou a Londres com o objetivo de quebrar o jejum e finalmente subir ao pódio olímpico.

Thiago cumpriu o objetivo deixando para trás um dos grandes favoritos ao ouro ao lado de Lochte, o também americano Michael Phelps. O atual bicampeão olímpico da prova foi apenas o quarto colocado, com o tempo de 4min09s28.

Dono de 14 ouros e dois bronzes em Jogos Olímpicos, Phelps ainda terá outras chances para ganhar ao menos duas medalhas e igualar a recordista da história do evento, a ginasta russa Larisa Latynina, que tem 18. Uma das tentativas será nos 200 medley, na próxima quarta-feira, prova na qual voltará a ter a concorrência de Thiago e Lochte.

 Fonte:

ESPORTES

DESFILE DAS DELEGAÇÕES NA ABERTURA DAS OLIMPÍADAS 2012

Atletas brasileiros desfilam na Cerimônia de Abertura da Olimpíada 2012, em Londres.



Atletas brasileiros desfilam na Cerimônia de Abertura da Olimpíada, em Londres - 1 (© Reuters)


Toda a delegação brasileira presente no desfile em Londres

 Fonte:
ESPORTES

FUTEBOL FEMININO: LONDRES 2012

Brasil vence e encaminha classificação no futebol feminino

Gol de Cristiane mantém seleção 100% nas Olimpíadas



Gol de Cristiane mantém seleção 100% nas Olimpíadas (© Reuters)


Graças ao gol solitário de Cristiane, o Brasil conseguiu sua segunda vitória no futebol feminino, mesmo com uma atuação abaixo do esperado: 1 a 0 sobre a Nova Zelândia. Classificação às quartas garantida.


Fonte:

ESPORTES

LONDRES 2012

Judô brasileiro brilha no primeiro dia

Judô do Brasil - 28/07



Judô do Brasil - 28/07 (© Reuters)

Sarah Menezes beija a medalha de ouro em um momento histórico para o esporte brasileiro. Essa é a primeira vez que o judô feminino sobe ao lugar mais alto do pódio. E o feito da atleta piauiense aconteceu com a vitória sobre a romena Alina Dumitru, que defendia o título olímpico conquistado em Pequim.

FONTE:
  
ESPORTES


sábado, 21 de julho de 2012


AMISTOSO SUB 20 >SELEÇÃO MARTINS X ESCOLINHA DE FUTEBOL AMARANTES DE NATAL


SELEÇÃO MARTINS X ESCOLINHA DE FUTEBOL AMARANTES DE NATAL ! AMISTOSO SUB 20

             
                  AMANHÁ NO ESTADIO FERNANDÃO A SELEÇÃO MARTINENSE
DE FUTEBOL SUB-20 ESTARÁ REALIZANDO AMISTOSO INÉDITO COM A ESCOLINHA DE FUTEBOL DO AMARANTES DE NATAL, GRANDE OPORTUNIDADE PARA RAPAZIADA MOSTRAR SEU FUTEBOL. É AMANHA NO CAMPO FERNANDÃO A PARTIR DAS 16:00.


  AMISTOSO SUB-20 !
 
MARTINS X ESCOLINHA DE FUTEBOL AMARANTES DE NATAL 

 
 
Fonte:   BLOG TOQUE ESPORTIVO
Via   BLOG ESPORTE NA SERRA

quinta-feira, 19 de julho de 2012

BOTTINELLI OU "TIRA"NELLI ?

Um dia após falha, Bottinelli treina
no terceiro time do Flamengo

Titular contra o Corinthians e substituído no intervalo, argentino fica entre os jogadores que quase não são relacionados


Bottinelli, flamengo x Corinthians (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Falha de Bottinelli resultou no primeiro gol da derrota
para o Corinthians (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)

No dia seguinte ao jogo contra o Corinthians, os titulares do Flamengo realizaram um treino regenerativo no Ninho do Urubu. O técnico Joel Santana mandou a campo aqueles que não participaram de toda a derrota para o clube paulista, por 3 a 0, e os demais reservas. Darío Bottinelli, titular nesta quarta-feira, treinou na terceira equipe. Bottinelli falhou no primeiro gol do Timão, marcado por Douglas, e acabou substituído no intervalo. Segundo o técnico Joel Santana, o argentino foi sacado pela perseguição dos torcedores, que passaram a vaiá-lo a cada toque na bola.

O time de baixo teve os titulares Marcos González e Ramon. O zagueiro não jogou contra o Corinthians porque ainda sentia dores nas costas. No caso do lateral-esquerdo, uma cláusula contratual não permite que ele enfrente o clube com quem tem contrato. Ele foi emprestado ao Rubro-Negro por um ano e meio.

A equipe teve a seguinte formação: Marcelo Carné, Wellington Silva, Wellington, González e Ramon; Cáceres, Luiz Antônio, Mattheus e Adryan; Negueba e Diego Maurício.


Cáceres, que ainda não poderá estrear contra o Cruzeiro, jogou na função de primeiro volante, que é desempenhada por Airton na equipe de cima. No Libertad-PAR, ele jogava na função de segundo jogador de meio-campo. O paraguaio mostrou muita disposição, procurou orientar os companheiros, pediu bola e foi duro na marcação. Outro que também abusou da força foi González, que não poupou vontade nas divididas.

Luiz Antônio, que cumpriu suspensão contra o Corinthians, também treinou. Com a volta de Léo Moura para a lateral direita, ele passa a disputar uma vaga no meio com Ibson e Renato. Mattheus e Adryan, que entraram no segundo tempo, também foram escalados e tiveram boa movimentação.

Novidades no treino



Joel completou a atividade com dois jogadores da base. O lateral-esquerdo Felipe Dias e o atacante Nixon, um dos artilheiros da equipe de juniores na última edição do Carioca da categoria, foram escalados. O time formou com Felipe, Frauches, Rômulo, Thiago Medeiros e Felipe Dias; Amaral, Vitor Saba e Camacho; Bottinelli, Thomás e Nixon.

O Flamengo é o décimo na tabela do Brasileiro, com 15 pontos. O time volta a jogar no próximo domingo, contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte. A equipe treina às 9h30m da manhã desta sexta-feira.


Fonte:   GLOBOESPORTE.com
Por Richard Souza Rio de Janeiro

terça-feira, 10 de julho de 2012

SEEDORF CHEGA AO BOTAFOGO

Seedorf esbanja simpatia e distribui sorrisos em seu primeiro treino no Botafogo

O treinamento desta terça-feira foi especial para os torcedores do Botafogo. Isso porque a atividade marcou o primeiro treinamento de Clarence Seedorf com a camisa do clube. O holandês mais uma vez demonstrou toda sua simpatia e distribuiu sorrisos em General Severiano. Em seguida, o camisa 10 correu por aproximadamente 20min.

SEEDORF SURPREENDE BOTAFOGO COM PORTUGUÊS E COMPARAÇÃO COM GRÉCIA

  • Em sua primeira entrevista como jogador do Botafogo, Seedorf era só sorrisos - algo frequente em suas aparições desde a chegada ao Rio de Janeiro. Mas não foi a simpatia que chamou mais a atenção no encontro com a imprensa. Ao longo dos 57 minutos de conversa, o holandês demonstrou atitude e não fugiu de assuntos polêmicos. O português fluente foi a grata surpresa, mas a admiração pelo Flamengo e a comparação do clube alvinegro com a Grécia, zebra da Eurocopa-2004, geraram certo desconforto - rapidamente superado.
Enquanto se exercitava, o holandês acenou para alguns torcedores presentes nas arquibancadas. Ao passar pela imprensa, o apoiador sorriu e deu bom dia.  Em seguida, Seedorf sentou em uma bola e observou o treinamento de faltas de Elkeson, Vitor Júnior e Andrezinho. Este último já mostrou entrosamento com o astro em conversa de 10min e com direito a gargalhadas.

Apesar do rápido entrosamento, Seedorf ainda precisará de alguns dias para passar treinar normalmente com seus companheiros. O meia passará por exames na tarde desta terça-feira e intensificará os exercícios nos próximos dias. Ainda não está definido, mas a previsão inicial é de que o jogador faça sua estreia diante do Grêmio, no dia 22, no Engenhão.

Outro reforço do Botafogo, o atacante Rafael Marques fez companhia a Seedorf no treinamento. O jogador, que estava no futebol japonês, também correu no campo de General Severiano.

Para a partida desta quarta, contra o Corinthians, às 19h30, no Pacaembu, o Botafogo não poderá contar com Marcelo Mattos, lesionado, e Jadson, suspenso.  Além da dupla de volantes, Vitor Júnior pode ser outra baixa. Ele pertence ao time paulista e, por força de contrato, não deve estar em campo. As diretorias dos clubes ainda conversam e buscam uma solução para que o meia possa atuar, algo que é improvável.

Assim, a provável equipe que entrará medirá forças com o Corinthians é: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Fellype Gabriel, Andrezinho e Cidinho; Elkeson. Com 12 pontos, o Glorioso ocupa a sétima colocação no Campeonato Brasileiro.


Fonte:  Bernardo Gentile do UOL, no Rio de Janeiro

REFORÇOS CHEGANDO NO FLA

Ramon vai ao Ninho, assina até o fim do ano e será apresentado quarta-feira

Enquanto lateral concretiza sua transferência, Joel comanda jogo-treino dos reservas contra o Duque de Caxias. Titulares trabalham a parte física



O lateral Ramon esteve no Ninho do Urubu na tarde desta terça-feira, acertou os últimos detalhes e assinou contrato com o Flamengo até o fim do ano. O jogador será apresentado na manhã desta quarta-feira. Como vinha jogando pelo Corinthians, o mais novo reforço rubro-negro poderá estrear já neste domingo, contra o Bahia, em Pituaçu, caso o clube consiga regularizar sua documentação a tempo.
Já o volante Cáceres, que também vive a expectativa do primeiro jogo com a camisa rubro-negra, segue no Paraguai. O jogador precisou sair e entrar novamente no país para conseguir o visto de trabalho.


Reservas perdem jogo-treino


Enquanto os reforços resolvem questões burocráticas, Joel Santana prepara o time para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro. Os titulares trabalharam a parte física no campo 2 do CT e os jogadores que não enfrentaram o Fluminense no fim de semana fazem um jogo-treino contra o Duque de Caxias sob os olhares do treinador no campo principal.


 (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Joel, treino Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com) Joel  observa jogo-treino dos reservas contra Duque de Caxias

Suspenso no Fla-Flu, Airton treina participou da atividade dos reservas, que formaram com Felipe, Wellington Silva, Arthur Sanches, Welinton e Rodrigo Alvim; Airton, Muralha, Mattheus e Deivid; Adryan e Hernane.
O Flamengo acabou derrotado no jogo-treino pelo placar de 3 a 1. Hernane abriu o marcador no primeiro tempo, mas o Duque de Caxias buscou a virada na etapa final.


  (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Adryan e Deivid, treino do Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Adryan e Deivid participaram da atividade

Após ter sido substituído no clássico, González fez apenas fisioterapia nesta terça-feira. Já Léo Moura segue recuperando a parte física e deve retornar à equipe apenas na décima rodada, diante do Corinthians.


Fonte:   GLOBOESPORTE.com
Por Richard Souza Rio de Janeiro

segunda-feira, 2 de julho de 2012

CONTINUA 100% A MELHOR SELEÇÃO DO MUNDO



ESPANHA

Espanha itália final campeã eurocopa (Foto: Agência Getty Images) Casillas ergue o troféu pelo bicampeonato da Euro (Foto: Agência Getty Images)

UM FINAL DE JOGO SUFOCANTE




Fla melhora com Adryan e vira o jogo sobre Atlético-GO, com sufoco no fim

Garoto entra no segundo tempo, dá vida ao ataque da equipe e faz um gol. Renato marca duas vezes de falta, e Felipe anota os dois do Dragão: 3 a 2


Um primeiro tempo abaixo da crítica e um início de segunda etapa para dar uma esperança à torcida do Flamengo. E um pouco de alívio ao técnico Joel Santana, que balança no cargo e viveu uma semana tensa. Não que tenha sido uma atuação de gala nos 45 minutos finais, pois o Fla passou por apertos até o juiz encerrar o jogo. Mas a entrada do jovem Adryan, que melhorou muito o time carioca e ainda fez um belo gol - o seu segundo como profissional -, foi importante para a vitória de 3 a 2 sobre o Atlético-GO, neste domingo, no Engenhão. Com dois gols de falta, um em cada tempo e com estilos diferentes, Renato Abreu também se destacou e valorizou a virada.

- Se querem resultado, taí. Talvez o Flamengo não tenha feito um jogo sensacional, mas futebol é resultado. Importante é fazer o dever de casa - disse Renato à Rádio Globo.

Felipe marcou os dois da equipe goiana, que continua em situação desesperadora no Campeonato Brasileiro: apesar de dominar boa parte do jogo, o Dragão sofreu a quinta derrota nas sete rodadas disputadas até aqui e amarga a lanterna do Brasileirão, com dois pontos. O goleiro Márcio viu aspectos positivos na atuação da equipe e atribuiu a vitória do Flamengo à qualidade de Renato na bola parada:
- Soubemos dominar o jogo em determinadas situações, tivemos a infelicidade em algumas situações, principalmente na qualidade do Renato com a bola parada, mas a equipe jogou bem - afirmou o arqueiro ao canal Premiere.

A vitória faz o time da Gávea somar 12 pontos e ocupar a oitava colocação. A renda no jogo deste domingo foi de R$ 111.610,00, com um público pagante de 4.200 (6.645 presentes). Na próxima rodada, o Flamengo enfrentará o Fluminense, no jogo que marcará a celebração do centenário do clássico carioca, no domingo que vem. O Atlético-GO receberá o Náutico, no Serra Dourada, um dia antes.

  (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
  adryan flamengo gol atlético-go (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem) Adryan (37) comemora seu gol. Luiz Antonio se aproxima para abraçá-lo



Domínio goiano


Mesmo jogando fora de casa, o time goiano começou com a marcação adiantada, o que dificultou muito a saída de bola do Flamengo, que abusava da ligação direta da defesa com o ataque, quase sempre defeituosa. Com um meio de campo formado por Amaral, Luiz Antonio, Renato e Ibson, o setor de criação pouco produzia, como nos últimos jogos. A equipe carioca errava muitos passes e não conseguia sequer entrar na área adversária com perigo. O primeiro arremate do Flamengo só ocorreu aos 17 minutos, num chute de Ibson, que passou longe do gol de Márcio.

Desde o início, o Atlético-GO é que parecia estar em casa. Aos 18, Bida e Joilson trocaram passes na área, e o volante chutou buscando o ângulo direito de Paulo Victor, mas errou. Além de um meio de campo inoperante, a equipe carioca tinha dois laterais, Wellington Silva e Magal, que erravam quase todas as jogadas. Assim, Vagner Love e Diego Maurício corriam de um lado para o outro tentando "achar" a bola, que nunca chegava redonda. Longe da área, os dois terminaram a primeira etapa sem finalizar.

O melhor time em campo, mais organizado e tranquilo, era mesmo o goiano, que aos 27 abriu o marcador, com Felipe completando com liberdade e competência um belo lançamento de Joilson: 1 a 0.  A pequena torcida flamenguista presente ao Engenhão começou a se irritar, e as primeiras vaias foram ouvidas aos 32. Sorte do Flamengo que, dois minutos depois, Love foi derrubado perto da área por Gabriel, e Renato Abreu cobrou a falta com uma bomba no canto direito de Márcio, empatando a partida.

O gol animou o time carioca, que passou a ficar mais tempo no ataque que o adversário, o que até então não havia acontecido. Mas nada criou de importante e, em contra-ataques, o Atlético-GO era perigoso. Num deles, aos 41, Wesley chutou forte de fora da área, e a bola explodiu no peito de Paulo Victor. O último bom lance do primeiro tempo foi dos goianos: aos 45, Eron fez boa jogada pela esquerda e dentro da área cruzou rasteiro, mas o goleiro do Fla desviou com um tapa. A melhor atuação do time visitante se refletiu nos números de finalizações: 8 a 4.

Adryan entra e vira o jogo; Dragão assusta no fim


A inoperância do meio e das laterais do Flamengo fez Joel Santana mudar nos dois setores com uma simples substituição: Adryan no lugar de Wellington Silva. E o início foi promissor: com um minuto de bola rolando,o garoto cruzou da direita, Diego Maurício cabeceou para baixo e Márcio espalmou. Esta foi a primeira jogada de área com perigo que o time da casa criou no jogo. Mas a resposta veio rápida: aos três, Felipe só não desempatou porque Paulo Victor foi ágil e fez ótima defesa.

Se o Flamengo era outro time no ataque, abria espaços perigosos na sua confusa defesa. Após Marllon quase fazer o segundo, de cabeça, no lance seguinte, Felipe penetrou na área, livre, e tentou tocar por baixo de Paulo Victor, que salvou com a perna direita.

Diferentemente do primeiro tempo, o Flamengo passou a ter a iniciativa do jogo. E Adryan, que enfim fazia a bola chegar ao ataque, voltou a aparecer. Aos 11, depois de ótima troca de passes, Amaral penetrou na área pela direita e passou rasteiro para o garoto pegar de primeira, com o pé esquerdo, e marcar o gol da virada. Sentindo o drama de seu time em campo, Hélio dos Anjos fez duas subsitutições seguidas no Atlético-GO: Elias no lugar de Marcos, e Ernandes, no de Fernando Bob.

Mas não deu sorte. Novamente em cobrança de falta, desta vez com um chute colocado, Renato Abreu fez o seu segundo dele, e o terceiro do Flamengo, jogando a bola no canto esquerdo de Márcio. A vantagem acomodou um pouco o time carioca, e o Dragão tentou aproveitar. Aos 20, Felipe teve outra ótima chance, mas o goleiro do Flamengo fez mais uma boa defesa. A equipe da casa passou a explorar os contra-ataques e foi assim que Diego Maurício serviu Magal, que dentro da área bateu forte, por cima, aos 22.

Aos poucos, o Flamengo cedia terreno ao adversário. Joel, então, resolveu mudar novamente, com Bottinelli no lugar de Diego Maurício, aos 30. Mas pouco depois, González errou uma saída de bola, e Felipe invadiu a área para colocar entre as pernas de Paulo Victor. O jogo passou a ficar dramático para o Flamengo, e seu torcedor certamente se lembrou dos empates por 3 a 3 com Olimpia, do Paraguai, na Libertadores, e com o Inter, na segunda rodada deste Brasileirão, quando tinha boa vantagem .

O fim do jogo foi quase um ataque contra a defesa, mas, desta vez, o Flamengo conseguiu segurar a vitória, apesar da pressão goiana. Mesmo com o resultado favorável após o apito final, parte da torcida carioca no setor Oeste Inferior vaiou o técnico Joel Santana na descida para o vestiário.


Fonte:    Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro